O Barroco desenvolveu-se no século XVII, quando a Europa passava
por grandes mudanças. Um fato marcante foi a Reforma Protestante, que teve
início na Alemanha, no século XVI e se espalhou por vários outros países.
Para lutar contra a Reforma Protestante, a
igreja católica lança a Contrarreforma, que reforça a relação entre religião e
arte. Para os teóricos da Contrarreforma, a Arte seria um meio de expressão da
doutrina cristã e da história sagrada.
Estas duas situações: Reforma Protestante e Contrarreforma
Católica criam situações muito conflitantes entre os europeus. As pessoas ficam
muito confusas entre estas duas situações tão diferentes para a época. Tudo
isto acaba se refletindo na Arte, que, como sempre, acompanha o dia a dia do
ser humano.Um exemplo dessas manifestações é o afresco O Juízo Final, de Michelangelo (abaixo), pintado na capela Sistina, que, mesmo sendo Renascentista, já apresenta características da arte barroca, com o predomínio da emoção sobre a razão, ganhando movimento e dinamismo, ao contrário da tranquilidade das obras renascentistas.
Nos trabalhos barrocos existe o predomínio da emoção e não da
razão, que prevaleceu no Renascimento. Os contrastes entre claros e escuros são
muito intensos, assim como são intensos os gestos, os olhares, os semblantes.
Os sentimentos estão sempre à vista, aumentando o drama, a tragédia.
Os temas variam entre religião, mitologia
e retratos.
CARACTERÍSTICAS
DO BARROCO
Emocional
Cheio de contrastes
Excesso de linhas, cores, formas, sonoridades e gestos
Sensorial
Dramaticidade
Teatralidade
Muito luxo
Abundância
Extremismo
Dinamismo
Arte do “momento”
Ainda sob a influência das culturas grega e romana
PINTURA BARROCA
Encontramos, nos quadros barrocos, uma disposição diagonalizada dos elementos e um contraste muito forte de claros e escuros, o que aumenta o aspecto dramático e a expressão dos sentimentos das cenas.
Todos os personagens aparecem fazendo algum tipo de movimento, gesticulando, andando, expressando algum tipo de reação.
As cores mais utilizadas são os tons de marrom e vermelhos. Este último sempre com a conotação do drama, do sangue, da violência.
Os temas recorrentes são os religiosos, contando uma passagem trágica da vida de Jesus ou de santos. Às vezes também falando da mitologia grega ou romana e também muitos retratos de nobres ou de famílias reais.
Entre os pintores, destacam-se: Tintoretto e Caravaggio na Itália. Rubens, Hals, Rembrandt e Vermeer nos Paises Baixos; El Greco e Velazquez na Espanha.
Caravaggio - 1571 - 1610
Frans Hals - 1580 - 1666
Rembrandt - 1606 - 1669
Vermeer - 1632 - 1675
El Greco - 1541 - 1614
Velazquez - 1599 - 1660
ESCULTURA BARROCA
A escultura barroca traz na pedra dura - dor, sofrimento, tristeza, angústia - pura emoção. Em muitos grupos de esculturas, vemos cenas dramáticas, cheias de sentimentos fortes. Como na pintura, predominam as linhas curvas, sinuosas, os drapeados sofisticados nas vestes e cenários.
Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) foi o escultor mais importante deste período e dele se destacam: Baldaquino (um tipo de armação ornamental que serve de cúpula de um altar ou trono) e Êxtase de Santa Teresa.
OUTRAS ESCULTURAS DE BERNINI
ARQUITETURA BARROCA
A arquitetura barroca religiosa veio impressionar pelo esplendor, para proclamar a importância da fé. Ora servindo como propaganda para a religião, ora para demonstrar o poder dos governantes, a arquitetura barroca deixa de lado a simplicidade e a racionalidade do Renascimento e investe na grandiosidade das igrejas e dos palácios. Abusando dos efeitos decorativos inclusive nos jardins externos dos edifícios.
CARACTERÍSTICAS
Libertação
da simetria, da geometria comum
Exagero
– de formas, de linhas
Linhas
sinuosas
Muito
movimento
Grande
contraste entre claros e escuros
Praça de São Pedro - Bernini
Jardins do Palácio de Versalhes - França
MÚSICA BARROCA
Uma das épocas
de maior extensão, mais fecunda, mais influente, mais revolucionária e
importante da música ocidental.
CARACTERÍSTICAS
Conteúdo
dramático e muito elaborado
Uso do baixo
contínuo
Contraponto
Harmonia tonal
Oposta aos modos
gregorianos até então vigentes
Contrastes
Decorativismo
Dinamismo
Drama
Exuberância, exagero
Tensão
Realismo
BAIXO CONTÍNUO
Um ou mais
instrumentistas, tocando cravo
ou alaúde, preenchiam na
harmonia com acordes apropriados à progressão, ou improvisavam uma linha
melódica.
Como uma
batida de coração.
CONTRAPONTO
Existem duas ou mais vozes melódicas.
Foi criado para traduzir a fé religiosa,
refletindo a eterna busca de Deus através da música.
A arte do contraponto atingiu o seu apogeu com Johann
Sebastian Bach.
PRINCIPAIS
REPRESENTANTES
ITÁLIA – Antônio Vivaldi
INGLATERRA – Haëndel
ALEMANHA - Bach
Época em que também surgem as ÓPERAS
VIVALDI - PRIMAVERA
HAËNDEL - CONCERTO PARA HARPA
BACH - JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS
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