Os etruscos e os gregos, entre os séculos XII e VI a.C., viveram na região da península Itálica. O povo grego já foi estudado na última postagem deste blog, já sobre os etruscos, pouco se sabe, mesmo assim, deixaram suas marcas na história, influenciando os romanos principalmente pelo apelo realista nas obras.
ESCULTURA ROMANA
Copiando os gregos, os romanos desenvolveram uma escultura primorosa, com detalhamentos técnicos impressionantes de uma beleza estética inigualável.
Entretanto, influenciados pelos etruscos, colocaram nas esculturas também o caráter dos personagens retratados, dando às peças, um ar mais realista.
ARQUITETURA ROMANA
Desenvolvido pelos romanos a partir da cultura etrusca, o ARCO foi um importante recurso para a arquitetura. Até então, os espaços entre colunas não podiam ser muito grandes porque havia o risco de não suportarem muito peso nem a força da gravidade. O arco permitiu ampliar o vão entre as colunas, porque nele, as tensões têm distribuição mais homogênea.
Com os arcos, foi possível criar, por exemplo, os aquedutos (construções quilométricas que traziam água para a cidade).
Com o arco, os romanos puderam construir as abóbadas (cúpulas), criando espaços internos muito grandes e livres de colunas. Um ótimo exemplo é o Panteon (templo destinado aos inúmeros deuses existentes em todo o império.
É interessante ressaltar que essas cúpulas enormes só puderam ser construídas porque foi também dos romanos a invenção do CIMENTO, sem o qual não seria possível criar formas tão poderosas.
PINTURA ROMANA
A maior parte das pinturas que conhecemos hoje dos romanos pertence às cidades - Pompéia e Herculano - que foram soterradas pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. No século XVIII as ruínas destas cidades foram descobertas, trazendo à tona todo o esplendor escondido pela fúria vesuviana.
Interior de casas (peristilo)
Arcos do triunfo:
Coliseu:
Termas:
Esculturas:
Mosaico:
Pintura:
Nenhum comentário:
Postar um comentário