domingo, 2 de outubro de 2011

Renascimento

Entre 1300 e 1650, na Europa, o ideal do Humanismo foi a mola de grandes conquistas. Trouxe também uma grande valorização do homem e da natureza, ao contrário da Idade Média, em que o divino e o sobrenatural eram a maior constante.
A este período foi dado o nome de Renascimento ou Renascença porque sugeria um "reviver" dos antigos ideais greco-romanos.
Os artistas renascentistas expressavam seus valores, a razão e a dignidade do homem.


ARQUITETURA
Na Idade Média, a arquitetura era, como as outras linguagens artísticas, totalmente voltada para a religião cristã. No período românico, as igrejas eram grandes, pesadas e fechadas. No período gótico, eram também muito grandes, mais altas e repletas de janelas (vitrais). Já no renascimento, o importante era que tudo fosse proporcional entre si.
Um dos primeiros arquitetos a desenvolver esta ideia é Filippo Brunelleschi (1375-1444), que construiu a cúpula da Igreja de Santa Maria del Fiore aos moldes da cúpula do Panteon romano.




PINTURA
Seguindo os valores greco-romanos, a pintura renascentista tem um caráter quase científico, onde a matemática e a geometria servem de base para se criar uma perspectiva perfeita.
E, para dar um maior realismo às pinturas, os artistas se valem do recurso do "claro-escuro" (partes iluminadas, partes escuras).
É importante salientar que o Renascimento traz para a arte, o artista como um criador individual e autônomo, que expressa em suas obras, seus sentimentos e ideias e que cria de acordo com suas próprias concepções. São muitos os exemplo desta filosofia:
MASACCIO





FRA ANGELICO


PAOLLO UCCELLO




PIERO DELLA FRANCESCA



BOTTICELLI







LEONARDO DA VINCI











MICHELANGELO








RAFAEL